quinta-feira, 20 de setembro de 2007

POESIA


A Lua não tem luz própria; no entanto, à noite, ilumina toda a minha pátria, provocando a mais bela e romântica chuva de prata, quando sua luz se reflete nas folhas das árvores ou se fragmenta nas águas do mar, devido ao balanço das ondas.
Muita gente não acredita que ela apenas reflete a luz do Sol, como muitos não crêem que nem tudo o que escrevemos ou falamos vem de nós, mas, através de nós. Este conflito viveu o poeta quando escreveu:

Não sei as vezes se sou eu quem fala,
responde, pensa ou, se omitindo, cala...
Será que a alguém eu sirvo para agir?
Há uma vontade dentro em mim que ferve.
Sei que meu cérebro é coisa que serve
pra receber e para transmitir.

Pra transmitir o que? Meus pensamentos?
Minhas experiências? Meus ensinamentos?
Minha razão, ou coisa parecida?
Mas, sendo assim, por que é que eu sofro tanto?
Por que derramo meus rios de pranto,
tendo visão tão perfeita da vida?

Algo, cá dentro de mim mesmo, diz
que eu serei bem mais alegre e feliz,
se, finalmente, me conscientizar
de que sendo tudo o que estou pensando,
devo pensar que sou criança escutando
doces conselhos que o pai me quer dar.

E que cada um, me dando ouvido agora,
tal como eu sou é criança que hoje chora,
sem entender ao certo o que o pai diz.
E como os dois estão todos em mim,
ser filho é bem melhor,porque só assim
eu sei que o pai, que é Deus, me quer feliz.

Enquanto disso, a mim não me convenço,
desequilibro-me, pois o que penso,
não é o que faço ou deixo de fazer!
Declaro guerra ao meu próprio conflito.
Então, com coisas tolas, eu me irrito
e quem só me ouve não pode entender.

Saio à procura de alguém que me escute;
que como eu já sofreu e agora lute
dentro de mim, por ser o que serei.
Na solidão do quarto onde hoje moro,
ligo-me a ele quando a Deus imploro
resposta para o que sinto e não sei.

A explicação logo vem fluentemente,
junto com a paz que invade minha mente.
É como se eu fervesse e uma água fria,
Deus no meu ser estivesse lançando.
Então escrevo o que vou escutando,
Na melhor forma que encontro: Poesia.

Nenhum comentário: