quinta-feira, 20 de setembro de 2007

CRIANÇA

Na minha sofrida infância eu era feliz. Embora não pudesse brincar como as outras crianças, devido à rígida educação que recebera, tinha plena liberdade de criar um mundo particular no universo infinito da imaginação, onde eu mergulhava numa gota de orvalho ou passava horas escalando, sofregamente, um grão de areia.
Na minha liberta adolescência eu era infeliz, por estar preso à decisão tomada de arquivar o mundo que criara na infância para atender às rígidas exigências do mundo adolescente.
Somente hoje, que já atingi a maturidade, sinto-me livre para dizer aos jovens de todas as idades: - Não arquivem seu mundo infantil! Mas, se forem obrigados, devido a certas circunstâncias, a faze-lo, recorram sempre a esses mesmos arquivos, pois neles estão as bases de uma maturidade equilibrada. Foi uma criança quem me deu este conselho, quando me viu assim...

Olhar perdido, no Céu meditando,
meu pensamento prossegue viajando,
até que vê, nessa viagem, surgir
aquele exemplo de inocência pura
a transmitir tão sublime doçura,
naquela criança feliz a sorrir.

Lindos cabelos soltos e cacheados,
a brisa leve os mantinha esvoaçados
mostrando aspectos bastante infantis.
Naqueles olhos um brilho mavioso,
iluminava um riso tão mimoso,
que de lembra-lo me sinto feliz.

Vive sorrindo, sempre a nos chamar:
Vem com a gente na areia brincar!
Faz castelinhos, como agora faço!
É lindo vê-la, transcendentalmente,
em seu sublime corpo reluzente,
levantar vôo, se perdendo no Espaço!

De olhos abertos ou fechados vejo
todo o real mundo, onde muito desejo
com essa criança tão pura morar;
ultrapassar a linha do horizonte,
de tobogã brincar, descendo o monte
e em qualquer ponto do Universo estar!

É no semblante puro dessa criança
que deposito toda esta esperança!
Onde hauro forças para me reerguer!
Ainda estaremos juntos novamente!
Esperançoso me sinto contente,
com mais vontade de existir e ser.

Eu fico triste vendo uma criancinha,
igual a mim, quando essa idade tinha,
pensar que o mundo é uma continuação
daquele lindo, onde viveu outrora!
Por isso vemos que ela as vezes chora
e os pais não sabem qual a explicação.

Quero que Deus a conserve risonha!
Oh! Criaturinha que hoje me acompanha!
Pra que eu prossiga com você sorrindo!
Sabe? Este mundo onde eu vivo, é tão triste,
que, muitas vezes esqueço que existe
você do Espaço meus passos seguindo!

Nenhum comentário: