sábado, 31 de março de 2007

CAUSA PRIMÁRIA


Da causa primária, expressa e incriada,
nasceu o Universo, coisa complicada
para os cientistas que a querem explorar.
Pois, em verdade, o Universo que vemos
é a expressão desta causa que temos
em todos nós como átomos no ar.

Dali nasceu o nosso pensamento,
que é uma fusão do nosso sentimento
e nossa arte de ponderar, razão.
Tais qualidades em igual esplendor,
formam a maior força interior,
chamada "força da imaginação"

Tal imaginação acumulada,
pelo desejo é logo impulsionada;
ela em si, é uma livre energia;
a vontade é que em matéria a condensa,
tal qual poeta que pra compor pensa
e quando quer se transforma em poesia.

Imaginou-se outrora um céu de estrelas.
Eis que a vontade de um dia vê-las
condensou energias pra formá-las
e as fez surgir em pleno firmamento.
Ao mesmo tempo, o mesmo pensamento,
fêz-se observador para apreciá-las.

Por isso, ao ver um ser vejo a expressão
do Criador, ou seja, a criação,
que sua imagem e semelhança tem.
Me referindo a alguém neste meu verso,
falo na essência de todo o Universo
que sei haver no fundo desse alguém.

Por isso cada ser tem um ambiente;
porém, não pra viver eternamente,
e sim, somente um tempo merecido.
"Ele", o Criador que nele há,
somente "Ele" é que levá-lo-á
pra viver noutro mais desenvolvido.

Eis um exemplo vivo do progresso!
Aqui materializo, com sucesso
os pensamentos que existem, e não meus,
para dizer que progredindo estamos;
...da pedra ao Homem...todos caminhamos
para esta causa primária que é Deus.

2 comentários:

Carla Luz disse...

Seu Ary!!!!
Achei seu blog!! Minha mãe me deu o endereço. O Sr me adicionou pelo orkut? Será que eu recusei? Ai! Meu Deus! Se fiz isso, desculpe! Tenta me adicionar outra vez! Mas diz que é o senhor. É que já adicionei tantos desconhecidos... e não deu certo, por isso tenho medo.
Agora falando da poesia...
Eu gosto de ler suas poesias, elas não são o meu estilo, confesso. Eu não sou fã de rimas. As rimas só acontecem comigo quando a inspiração manda e eu não tenho como negar.
Mas são versos lindos. O que eu mais gostei foram os versos da 4 estrofe. Falando do pensamento materializado... foi bonito de se ler e imaginar.
O senhor escreve sobre coisas tão lindas que eu não consigo escrever...
Eu gostaria de saber como é o seu processo de escrita. Como os seus poemas nascem? Como? Inspiração ou transpiração? (ou os dois!)
E também gostaria de saber se há algo que o senhor deixou nas entrelinhas e que de repente eu não tenha captado. Me diga o que há nessas entrelinhas (se houver, é claro!)
Foi muito bom me deparar com esse blog maravilhoso.
Eu já linkei o seu blog no meu, que por sinal tem esse endereço:
http://poemasamores.blogspot.com

Beijos, seu Ary!
Comentários não faltarão de hoje em diante, nesse blog!
Bjs

Tonni Nascimento disse...

Grande Ary, nesse universo bloguiano onde todos escrevem o que querem não poderia faltar um Poeta da sua classe. Desse modo poderemos ler seus escritos e aprender um pouquinho. Grande abraço.

Tonni